Estamos a beira de novos apagões elétricos e com isso um serio risco de mais aumento na conta de energia.
Atualmente os reservatórios da região Sudeste estão com um volume médio útil de 54%, calculado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), alguns já baixam de 10% como é o caso de Itumbiara entre Goiânia e Minas Gerais, o frio intenso no Sul do País e o calor intenso no hemisfério Norte só corrobora com todas as apresentações de impactos climáticos apresentadas.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informa que há 91 anos não se vê tão pouca água nos reservatórios brasileiros. O problema não é só na geração de eletricidade nas usinas hidrelétricas, safras também estão sendo afetadas e sabe o que fazemos para amenizar o impacto? Aumentamos plantações e ligamos usinas de carvão, o que é inversamente proporcional a solução, pois aumentamos consumo de água, jogamos mais CO2 na atmosfera contribuindo com o aquecimento global e colocamos a conta da energia no bolso de todos. Será que é a melhor opção?
Minha Vó já me dizia: “-Fecha a torneira para economizar água meu filho”.
E como fechamos uma torneira tão grande? “-Fontes de energia renováveis”
Não é magica, é ciência, estudo, políticas públicas e fomento. Fomentar a utilização de fontes renováveis ilimitadas, inesgotáveis como o Sol, o Vento e até mesmo detritos orgânicos, esse é o caminho.
Reduzir os detritos orgânicos dispensáveis em lixões transformando em combustível.
Reduzir o consumo de água nas hidrelétricas apoiando a matriz energética com Eólica e Solar.
Aqui neste canal iremos trazer a discussão do que está em pauta no planeta, de uma maneira simples e direta, dando foco especial na energia solar que do “Oiapoque ao Chuí” existe imensa oportunidade neste País que a Sol o ano inteiro.
Comments